facebook instagram twitter

Você merece sorrir com mais saúde e alegria.

Blog

Você conhece as causas do ronco e apneia? Conheça o tratamento mais indicado!
Você conhece as causas do ronco e apneia? Conheça o tratamento mais indicado!

                O ronco, distúrbio que afeta cerca de 30% da população adulta, é considerado um evento normal do sono. Porém e alguns casos o ruído pode ser tão alto a ponto de incomodar não só quem dorme no mesmo quarto, mas todas as pessoas de sua casa. Nessas situações, o maior problema não é o desconforto que provoca aos outros, mas a possibilidade de ocorrerem interrupções na respiração que podem ter como consequência problemas cardiovasculares mais graves. Outros possíveis problemas incluem sonolência durante o dia, baixo rendimento intelectual e no trabalho, cansaço e irritabilidade persistente.

         Esse distúrbio do sono ocorre quando, enquanto dormirmos, nosso tônus muscular da faringe reduz causando estreitamento nessa região. Quando o estreitamento é suficiente para obstruir parcialmente a faringe, o fluxo do ar ocorrerá com dificuldade, provocando a vibração das partes moles da garganta e o consequente ruído.

            Já a apneia (que significa “parada da respiração”) é o distúrbio no qual o indivíduo sofre breves e repetidas interrupções da respiração enquanto dorme. Essas paradas são causadas por obstruções da passagem do ar pela garganta de pelo menos 10 segundos de duração. Quando a frequência de apneias é maior que 5x/hora durante o sono, dizemos que o indivíduo é portador de apneia do sono. Sua ocorrência é mais em comum entre os obesos e em adultos maiores de 35 anos.

       Sabe-se que cerca de 90% dos indivíduos que possuem apneia do sono ainda não possuem o diagnóstico, por isso procure um profissional capacitado para diagnosticar. Por meio de uma polissonografia, pode-se identificar e prevenir ronco comum, bruxismo e apneia. Em alguns casos, o cirurgião-dentista pode atuar de forma importante através da orientação do uso de placas de avanço mandibular durante a noite, resolvendo o problema na maioria dos casos.

Voltar página